Nossos filhos são ainda mais sensíveis às alergias respiratórias do que os adultos. Nos ambientes infantis, a atenção precisa ser redobrada com ventilação constante do ambiente, higienização dos armários e muito cuidado com tapetes, animais domésticos e bichos de pelúcia que são acumuladores de ácaros.
Tosse, espirros, chiado no peito, falta de ar são sintomas muito comuns e quem tem filho alérgico sabe o drama que representa um episódio típico de crise.
A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a determinado fator, que gera uma inflamação desencadeada por poeira, ácaro ou pólen, sendo que esse último explica por que algumas crianças sofrem mais na primavera. Sem contar que se trata de uma época em que o ar tende a ficar mais seco, o que favorece o surgimento das crises.
Se a inflamação acomete a mucosa do nariz, o problema é chamado de rinite e provoca sintomas como congestão nasal, espirros e coceira. Quando os brônquios são afetados, a criança pode ter falta de ar, sensação de aperto no peito, chiado e tosse que é um quadro típico de asma. O mercado magistral contempla a manipulação de vários medicamentos que podem prevenir e tratar casos de alergias em crianças e para saber mais a respeito, basta conversar com nossos farmacêuticos.