A dermatite atópica é uma doença dermatológica que embora tenha uma predisposição genética e crônica, é também impactada pelo ambiente e alterações climáticas que afetam a nossa saúde como a baixa umidade do ar, poluição, calor, secas e incêndios florestais.
É um dos tipos mais comuns de eczema em crianças, mas acomete também adultos com sintomas de intensa coceira, pele seca nas regiões dos cotovelos, joelhos, pescoço e face, podendo ser acompanhada de rinites, asma ou conjuntivite.
Fatores como banhos demorados com água quente, uso de sabonetes, roupas sintéticas, estresse e alguns alimentos, podem agravar a doença.
Muitas crianças apresentam os sintomas na infância com remissão na adolescência, mas podendo permanecer na vida adulta. O tratamento consiste no controle da coceira e redução do processo inflamatório para prevenir a sua reincidência e geralmente é realizado com o uso de emolientes ou hidratantes para otimizar a barreira natural da pele, e o uso de anti-histamínicos prescrito por médicos alergistas, dermatologistas ou pediatras.
Evite coçar a pele para não lesionar e permitir a contaminação por bactérias que provocam infecções. Para casos mais leves, nas farmácias de manipulação são produzidos medicamentos tópicos com ativos seguros e eficazes para aplicação na pele e couro cabeludo para o controle do prurido.