Envelhecer é um processo natural que tem chamado a atenção de pesquisadores, uma vez que a expectativa de vida média da população está em pleno crescimento e sofre influência dos hábitos ao longo da vida, indicando que esses cuidados para uma longevidade saudável devem ser resgatados desde a juventude.
As principais preocupações desses estudiosos estão relacionadas ao surgimento de doenças crônicas que afetam a autonomia, atividades cotidianas, o bem-estar e transtornos mentais como a demência e perda da memória.
O objetivo dos tratamentos é sempre no sentido de aumentar a longevidade com qualidade do corpo e mente, promovendo a independência ao longo da vida. A longevidade saudável está intimamente ligada à hábitos saudáveis como a dieta equilibrada com a ajuda de um nutricionista para colorir o prato com alimentos ricos em nutrientes e compostos bioativos para a proteção das células e prevenção de doenças. Exercícios físicos regulares com a ajuda de um educador físico, para deixar o corpo em movimento, manter o peso, ganhar massa muscular e ajudar na saúde mental e cardiovascular. E evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, uma vez que estão associados ao câncer, aumento do peso, perda de memória, depressão, doenças do fígado e pâncreas. Não podemos esquecer dos cuidados com a saúde mental na terceira idade, qualidade do sono e o gerenciamento do estresse com meditação, ioga, leituras e atividades prazerosas.
Procure sempre o seu médico para check-ups regulares, afinal a prevenção é sempre o melhor tratamento.