Sem nenhuma explicação, a quantidade de homens que procura um consultório médico ainda é muito pequena. Por isso a campanha “Novembro Azul” tem a finalidade de mostrar a preocupação da medicina com o esclarecimento do câncer de próstata e alertar os homens para os cuidados com a saúde como um todo e as consequências positivas que algumas atitudes do dia a dia podem ajudar na prevenção.
O câncer de próstata é a doença mais prevalente nos homens, não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento. Com a evolução da medicina, procedimentos cirúrgicos, novos medicamentos, equipamentos e tecnologia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco e apenas acompanhar sua evolução.
Novembro azul é uma campanha para conscientizar a população da importância de se procurar o urologista e fazer os exames anuais a partir dos 50 anos. Na fase inicial, o paciente com câncer de próstata não apresenta sintomas e, por isso, a importância do toque retal e complemento com o exame de PSA.
O tratamento do câncer de próstata envolve procedimentos combinados com cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal e em casos de metástase, são considerados tratamentos paliativos. Procure sempre o seu urologista, pois somente ele poderá definir o melhor tratamento para a prevenção e qualidade de vida do paciente.