A compulsão alimentar é uma situação em que a pessoa se alimenta excessivamente, mesmo que esteja sem fome ou já tenha se alimentado antes.
Pode estar associada a uma condição clínica em que o problema aparece com gatilhos de hábitos alimentares inadequados ou durante um período de grande estresse.
As causas mais comuns decorrem de dietas erradas e problemas emocionais ocasionando ganho de peso e outros distúrbios psicológicos, como depressão ou bulimia. Além do excesso de alimentos, os pacientes comem muito rápido, geralmente escondidos dos familiares, demonstrando enorme prazer ao comer, sem preocupação com o excesso de peso, mas com o sentimento de culpa após realizar refeições.
Os riscos da compulsão incluem obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, cálculo renal;
apneia do sono, diminuição da capacidade respiratória, gastrite, refluxo e anorexia.
O tratamento é clínico com a ajuda de um nutricionista, médico e terapeuta para entender o que causa essa compulsão e como ela pode ser tratada. Além disso a prática de atividades físicas é importante. Nas farmácias de manipulação você encontra suplementos naturais a base de fibras e ativos que diminuem a vontade de comer. Fale com nossa equipe de farmacêuticos.