Você já se imaginou viver em um mundo feliz, sem problemas, conflitos e dificuldades financeiras? Lógico que não há um botão milagroso, tão pouco uma substância que nos leve para esse mundo perfeito da felicidade.
Porém, temos no nosso organismo algumas substâncias que podem ser ativadas e fazer
você se sentir melhor. Conhecidas como hormônios da felicidade fazem com que o corpo reaja aos eventos cotidianos, tratando essa sensação como um processo biológico, e assim descobrindo qual é o mecanismo físico que acionou essa sensação emocional, deixando claro e amparado pela neurociência que a felicidade não é algo abstrato, mas sim um estado físico.
Os principais neurotransmissores que são ativados no corpo humano a partir de ações ou eventos são a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina e cada qual, exerce uma função específica.
A endorfina é um analgésico natural que proporciona a satisfação após a prática de um exercício físico.
A serotonina é o hormônio do sorriso, relaxamento, pensamentos e sentimentos positivos, controle do sono, fome e até mesmo a libido.
A dopamina aumenta a sensação de motivação, vitalidade, motivação e conhecida como “mediadora do prazer”.
Por fim, a oxitocina, ligada aos relacionamentos, ajuda a combater a depressão, ansiedade e aumenta o desempenho sexual. Você pode cultivar essas substâncias no organismo e buscar a sua felicidade, bem-estar e qualidade de vida através de dietas equilibradas, atividades físicas e suplementos encontrados nas farmácias de manipulação.