Os cuidados com a saúde feminina envolvem, além das visitas regulares ao ginecologista, o conhecimento do próprio corpo, ficando de olho e identificando sinais que devem receber a atenção de um profissional, como manchas na pele, menstruação, quedas de cabelos, fadiga excessiva, falta de apetite, dores de cabeça, mudanças de humor ou alterações no peso.
A mulher deve buscar mais informações sobre as alterações do corpo desde a puberdade com a transição hormonal, acompanhado por uma série de eventos. Durante a gestação, que é um período de grandes modificações no corpo e na saúde da mulher.
E na menopausa que aparece com o encerramento do ciclo de fertilidade do corpo feminino e com muitos sintomas.
Um cuidado que não pode sair da rotina é o autoexame de mama, que pode prevenir o câncer de mama, segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, e o primeiro em letalidade. A maioria dos nódulos detectados na mama é benigna e, se diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, a possibilidade de cura é muito alta. Nódulos muito pequenos às vezes não são percebidos no autoexame e, por isso, a visita ao ginecologista para o exame de mamografia é fundamental.
Com tudo isso, a mulher deve ficar atenta ao seu corpo e estar alinhada com a necessidade da ajuda frequente do seu ginecologista, para garantir uma vida mais feliz e mais saudável.