Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele, e por isso, a campanha Dezembro Laranja, faz o alerta para os transtornos dessa doença. Os cuidados contemplam todas as partes expostas do corpo como orelhas, pálpebras, couro cabeludo, boca e lábios, mãos e pés.
A recomendação é o uso bonés, chapéus, roupas com fotoproteção e a utilização de filtros em spray para o corpo e produtos específicos para a região dos olhos, boca, além de hidratantes labiais e batons com FPS. Áreas bastante expostas e negligenciadas são as mãos e os pés e sofrem bastante com o aparecimento de rugas e manchas, que pode ser retardado com o uso da fotoproteção. Os pés também merecem atenção especial, inclusive na hora de reaplicar o filtro.
Fuja do sol entre 10h e 16h, pois é nesse período que há a combinação dos raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB), que além das queimaduras, provocam câncer de pele.
Fique atento ao FPS, que é o fator de proteção contra os raios UVB, mas não esqueça de ver o PPD do produto, que é o fator de proteção contra os raios UVA, que são os maiores responsáveis pelo câncer de pele, manchas e envelhecimento.