No Brasil, o mês de dezembro é a referência do verão e a população convive com altas exposições solares. O contato com a luz do sol é fundamental para a saúde e o bem-estar, uma vez que é fonte de vitamina D, muito importante para o nosso sistema imunológico.
Mas a exposição excessiva ao sol pode acarretar sérios problemas para o organismo, principalmente quanto ao envelhecimento precoce, manchas, rugas e o câncer de pele.
No mês de dezembro, a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia valoriza a campanha DEZEMBRO LARANJA. O objetivo é conscientizar a população quanto a preocupação da prevenção e tratamento detecção precoce do câncer de pele.
O câncer de pele equivale a 30% dos tumores malignos registrados e se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida de bordas irregulares. Verificando qualquer irregularidade na pele, procure imediatamente o dermatologista.
Além do uso de filtro solar diariamente, independentemente da exposição ao sol, é preciso total atenção aos horários corretos para se expor, evitando o período entre 10h e 16h, além do uso de roupas e acessórios adequados como chapéu, boné, óculos, roupas com proteção ultravioleta e guarda-sol.