A campanha junho vermelho criada pelo Ministério da Saúde tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo e uma atitude que salva vidas.
A escolha do mês de junho para o tema é em função da redução da quantidade de doadores e maior escassez nos estoques de sangue nessa época, uma vez que famílias viajam mais devido às férias escolares e há um aumento da incidência de infecções respiratórias.
O movimento também prioriza intensificar a cultura da doação de sangue com agendamento nos centros de hemoterapia e hospitais, independentemente de conhecer ou não alguém que precisa de sangue naquele momento.
A todo instante tem casos graves e urgentes, como cirurgias de alta complexidade como as cardíacas ou os transplantes e doenças degenerativas, como o câncer, entre outras, que não podem esperar por uma chamada específica à doação de sangue.
Vamos fazer a nossa parte na divulgação em prol da doação de sangue, para que tenhamos estoques em níveis adequados para atender às demandas da população.
Doe sangue! Doe vida!