Já aprendemos a conviver com o estresse, afinal a vida corrida que temos, uma longa pandemia, trabalho, enfim, um pouco dele até que faz bem, pois nos prepara para reagirmos a emergências. O grande problema é quando nós não temos o controle sobre ele. Sem esse domínio o estresse vira uma doença e afeta a nossa saúde, trazendo com ele outras doenças como as cardiovasculares, obesidade, diabetes, síndrome do pânico e depressão.
Muitos casos de estresse estão relacionados com a nossa alimentação inadequada como o consumo de doces, café, frituras, preparações gordurosas e o uso de bebida alcoólica. Da mesma forma, o jejum exagerado pode resultar num quadro chamado hipoglicemia, ou seja, pode faltar glicose para o cérebro funcionar adequadamente levando a um estado de fraqueza, mal-estar, tontura, confusão mental e repercutindo negativamente no humor, além de aumentar o estresse físico e mental.
Dentre as orientações dos especialistas está a identificação da fonte do estresse, e uma vez consciente, mudar os hábitos e rotinas para cuidar da saúde. Mudanças simples como o compromisso com atividade física, alimentação adequada e balanceada com orientação de nutricionista e uma boa noite de sono podem ajudar.
Além disso, você pode pedir orientações para os nossos farmacêuticos sobre ativos naturais que ajudam na prevenção e tratamento de doenças emocionais como o estresse.