Higiene para a maioria das pessoas está relacionada apenas às práticas e hábitos de limpeza do corpo como lavar as mãos, escovar os dentes, tomar um bom banho e usar roupas limpinhas. Mas será que lembramos que o sono também merece cuidados de higiene semelhantes?
Melhorar a qualidade do sono tem impacto direto na saúde física e mental e envolve mudanças importantes de comportamento para conquistar um sono reparador e de qualidade. É criar um ambiente propício com rotinas regulares e disciplinadas para garantir o descanso necessário durante a noite. Dicas simples como adotar um mesmo horário para dormir e acordar, manter o quarto arejado, escuro e silencioso para impedir distrações e promover um ambiente tranquilo. É fundamental não utilizar celulares, televisão e outros recursos de mídia social e direcionar a concentração apenas na noite que vai chegar. Café, cigarro e bebidas alcoólicas, nas horas próximas ao sono, nem pensar! Se puder, adote uma rotina de relaxamento com músicas que acalmam, boas leituras e técnicas de respiração para lidar melhor com o estresse e controle emocional.
Seguindo essas orientações você terá noites tranquilas e reparadoras e certamente desfrutará das atividades do seu dia a adia.