O cálcio é um nutriente fundamental para a saúde dos ossos e pode impactar a qualidade de vida dos idosos. Mesmo com boa saúde e não apresentando problemas ósseos, as pessoas mais velhas podem ter uma carência silenciosa de cálcio no organismo e causar danos muito sérios e em alguns casos irreversíveis.
Por isso é necessário observar o consumo de cálcio para manter a saúde em dia, pois problemas ósseos podem diminuir a autonomia e a independência nos idosos.
A osteoporose é uma condição que torna os ossos mais fracos, e ao contrário do que a maioria pensa, não é exclusividade de sexo feminino. Enquanto as mulheres perdem rapidamente a massa óssea, por volta dos 50 anos, a partir dos 65 anos, os homens também apresentam esses sintomas.
De todos os minerais existentes em nosso organismo, o cálcio se destaca por ser encontrado em maior quantidade concentrada nos ossos e dentes com a função de promover a resistência óssea e muscular, auxiliar no processo de coagulação e no pH do sangue e ajudar na pressão sanguínea. Leites e derivados são importantes na dieta e a suplementação também é recomendada por médicos e nutricionistas. Esses nutracêuticos com cálcio são encontrados nas farmácias de manipulação e o seu farmacêutico pode orientá-lo de forma personalizada.