Ao contrário do que a maioria pensa, manter-se hidratado durante o exercício não se refere a apenas beber água e por isso a importância da relação entre hidratação e desempenho. A desidratação nos atletas, além de desconfortável é bastante perigosa. A hidratação se refere a quanto do peso corporal de uma pessoa é água em comparação aos seus níveis diários normais. Para se considerar hidratado, a água deve representar cerca de 60% a 65% do peso corporal em adultos. Mas quando perdemos água através do suor, aumento da temperatura ou pela respiração, eliminamos também eletrólitos, minerais (sódio, cloreto e potássio) que auxiliam no funcionamento das células saudáveis.
Por isso a importância de uma suplementação que forneça sódio, potássio, cloreto e os principais eletrólitos perdidos, bem como carboidratos que ajudam no transporte desses eletrólitos para as células.
É imperiosa a relação entre a hidratação, reposição, alimentação e suplementação em atletas para adequação do peso corporal e otimizar o rendimento no exercício. O acompanhamento do nutricionista é importante uma vez que a nutrição saudável e equilibrada fornece a maioria dos micronutrientes necessários ao organismo, inclusive os minerais. Independentemente de você ser um atleta amador ou profissional, uma boa hidratação vai garantir um melhor desempenho nas atividades.