A dermatite atópica é muito frequente em crianças e uma grande preocupação, uma vez que provoca muitos incômodos como coceira e por deixar a pele muito seca, sensível e com manchas avermelhadas. É muito comum no inverno, devido ao ressecamento da pele e aos primeiros sintomas o pediatra ou dermatologista serem procurados para evitar que os sintomas evoluam.
Algumas dicas são importantes: evitar banhos quentes e longos, conter as coceiras para não machucar a pele, aumentar a hidratação para diminuir os efeitos da alergia e observar se a alimentação tem alguma relação com dermatite atópica ou alimentar.
Os probióticos que são microrganismos vivos, quando administrados em quantidades adequadas, demonstraram muitos benefícios à saúde. Foi comprovada a eficácia de diferentes tipos de cepas probióticas no tratamento da dermatite atópica. Os probióticos surgem como uma nova opção terapêutica, pela sua capacidade de modulação da reposta imunológica do hospedeiro. A imunomodulação exercida pelas cepas probióticas tem melhor resposta à dermatite atópica, além de menos efeitos colaterais que o obtido com o uso de corticoides e imunossupressores sistêmicos. Nunca medique seus filhos sem orientação médica e lembre-se que a nossa equipe de farmacêuticos está a sua disposição para outras informações.