Alopecia areata é uma patologia caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em ambos os sexos nas áreas arredondadas do couro cabeludo e em cílios, sobrancelhas e barba. As principais causas são os fatores genéticos e imunológicos e pode estar associada a enfermidades como tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites e a outras condições alérgicas. Se não for hereditário, trata-se de uma queda de cabelos que pode ser evitada ou retardada quando os primeiros sintomas são avaliados e tratados de forma adequada. Em casos mais severos, o implante de cabelos pode ser considerado como eleição e reparação estética para esse tipo de calvície.
O tratamento deve ser orientado por um dermatologista e tende a regredir espontaneamente.
Por isso, sempre procure o especialista quando observar quedas de cabelo rápida e em grande quantidade, vermelhidão, coceira e ardência com excesso de oleosidade e caspa.
A prevenção pode estar na forma como cuidar dos fios e critérios na aplicação exagerada de produtos químicos, além de uma alimentação equilibrada e suplementação com vitaminas e minerais.