A dengue está associada a altas taxas de mortalidade no Brasil com epidemias sem precedentes. Caracterizada por uma doença febril aguda causada pelo vírus da dengue e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é motivo de preocupação para a saúde pública.
É classificada em três categorias sedo a mais comum com febre indiferenciada, seguida da febre da dengue e febre hemorrágica.
A dengue provoca sintomas como febre alta, dor de cabeça e no corpo, diarreia, sonolência, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náusea e até sangramentos no estágio da dengue hemorrágica.
Importante também os cuidados com a alimentação adequada e de fácil digestão, muito líquido para evitar a desidratação e não fazer esforços desnecessários.
As principais recomendações para a prevenção contra a dengue é o uso de repelentes em braços e pernas, telas nas janelas e usar mosquiteiro para a proteção de crianças.
Para evitar a reprodução e proliferação do mosquito é fundamental a eliminação de focos de água parada em garrafas, vasos e pneus velhos.