A campanha setembro amarelo tem o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que vem ganhando dimensão a cada ano e com expressiva barreira para discutir o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS), mostrou que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os ano se é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. O que mais impressiona é que esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
O principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Pessoas sob risco de suicídio podem apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos, uso de álcool e drogas, transtornos de personalidade, sentir-se desvalorizado, solidão, impotência e desesperança.
Para ajudar uma pessoa com comportamentos suicidas demonstre interesse em ouvir, ter empatia, apoio e afetividade, levar a situação a sério e procurar ajuda psicológica.
A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é a melhor forma.