No dia 14 de novembro se comemora o Dia Mundial do Combate a Diabete e o grande objetivo é esclarecer a população da importância da prevenção com informações seguras e objetivassobre a doença. O diabetes é uma síndrome caracterizada pela presença de níveis elevados de glicose no sangue. Quando a quantidade de insulina não é adequada, a maior parte das células não consegue utilizar a glicose, que permanece no sangue, atingindo níveis excessivamente altos e extremamente prejudiciais à saúde.
Os jovens apresentam, em geral, o diabetes do tipo I, sem características hereditárias, e necessitam de aplicações diárias de insulina, pois o tecido do pâncreas é destruído, impossibilitando a produção desse hormônio. Já os adultos têm o chamado diabetes do tipo II, de características hereditárias e que não impõe a necessidade de injeções de insulina e sim de medicamentos orais, como as sulfas hipoglicemiantes, e controle de alimentação.
As causas são o sedentarismo, obesidade e fatores genéticos e os sintomas são fomeexcessiva, perda ou ganho de peso, excesso de urina, desânimo, fraqueza, cansaço físico, sede em excesso e lesões nas pernas e pés de difícil cicatrização
Procure sempre o seu médico. A única forma de se ter certeza do diabetes é realizando a dosagem sanguínea ou pela presença de glicose na urina.