O bom funcionamento do intestino tem um impacto significativo na saúde física e mental. Parte do sistema gastrointestinal, sua principal função é processar os alimentos, absorver nutrientes e eliminar resíduos.
Essa região do corpo é conhecida como microbiota intestinal e é habitada por diversas bactérias, fungos e vírus. Alguns microrganismos desempenham um papel essencial na digestão, transformando os alimentos em nutrientes que o corpo utiliza. Embora muitos microrganismos possam ser prejudiciais à saúde, existem outros que são benéficos, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, a saúde mental, a qualidade do sono, a redução da fadiga, o controle de distúrbios endócrinos, como o diabetes tipo 2, e o tratamento de problemas gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável.
Hábitos prejudiciais à saúde intestinal incluem o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, abuso de álcool, e a ingestão elevada de gorduras, açúcar e sal.
Médicos e nutricionistas estão cada vez mais empenhados em promover a saúde intestinal por meio de mudanças no estilo de vida, ajustes na dieta e suplementação. Produtos manipulados em farmácias de manipulação, à base de fibras e probióticos, têm sido recomendados para melhorar a digestão, a absorção de nutrientes e a qualidade das fezes, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.