Os nossos ossos sofrem alterações durante toda a vida e é na infância e adolescência, que esse ciclo é mais eficiente para a maturidade óssea. Porém, após os 30 anos de idade, essas estruturas tendem a diminuir naturalmente, e por isso, é importante cuidados especiais, principalmente quanto a reposição de vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde óssea.
Um dos nutrientes mais importantes para a saúde dos ossos é o cálcio que pode ser adquirido na alimentação saudável como também através da suplementação.
O cálcio está presente na estrutura óssea, sendo um dos mais encontrados no corpo humano e é um mineral indispensável no metabolismo e funções essenciais do organismo, como a coagulação sanguínea, a contração dos músculos, a divisão celular e a secreção de hormônios. A sua deficiência pode causar osteoporose, uma doença onde os ossos perdem massa e tornam-se frágeis e rígidos, aumentando a possibilidade de lesões e fraturas. O médico e o nutricionista vão decidir sobre a suplementação de cálcio e esses medicamentos são produzidos nas farmácias de manipulação
Sintomas como unhas quebradiças, pelos e cabelos ásperos, cãibras musculares com frequência e aumento repentino de peso podem indicar níveis baixos de cálcio. Não podemos nos esquecer, que esse nutriente pode ser adquirido com a exposição ao sol por 15 minutos todos os dias.